SAÚDE & ALIMENTAÇÃO

______________________________________________________________




"Proteínas: equilibre o cardápio e se recupere melhor após os exercícios"

"Presentes em todas as células e tecidos, os compostos orgânicos devem ser ingeridos diariamente pelos esportistas, através de fontes animais e vegetais



ALIMENTOS PROTEINAS EU ATLETA CORRIDA (Foto: Divulgação)
Peixes, carnes e laticínios são fontes naturais de proteínas (Foto: Divulgação)
Quem nunca parou para se questionar se está ingerindo a quantidade correta de proteínas diariamente, que atire a primeira pedra. As proteínas são constituintes básicas do organismo e estão presentes em todas as células e tecidos. São enzimas, hormônios, agentes protetores, têm ação anti-infecciosa e ainda são responsáveis pela regulação das reações químicas do organismo, pelo crescimento e pela reparação de tecidos.

Funções importantes
Especificamente para os praticantes de atividade física, a ingestão de valor baixo de proteínas impede a recuperação plena do corpo após os exercícios. Para a nutricionista Cristiane Perroni, o consumo é fundamental, mas nunca em excesso.
- As proteínas também ajudam na reposição das reservas de glicogênio nos músculos e no fígado, que são bastante utilizadas durante a atividade física. Esta ingestão deve acontecer junto com alimentos que são fonte de carboidratos. A associação de carboidratos e proteínas é muito importante para a recuperação do treino, para repor as reservas de glicogênio muscular e aminoácidos essenciais. A maior absorção acontece até duas horas após a atividade física - disse a nutricionista.
Além das citadas no início do texto, uma das funções é a de gerar energia: fornece 4 kcal por grama de proteína. É utilizada quando os carboidratos e as gorduras não satisfazem as necessidades de energia do corpo.

- A proteína é muito importante como reparadora de tecidos. Para o esportista, ingerir pouca quantidade de proteína impede a boa recuperação dos treinos. Entretanto, o excesso não resulta em melhor performance, aumento de massa muscular ou ganho de força, como muitos pensam - disse a nutricionista Cristiane Perroni.

Segundo Cristiane, as proteínas, divididas em animal e vegetal , são compostas por 20 aminoácidos, sendo que nove deles não são produzidos pelo organismo (aminoácidos essenciais). É aí que entra a alimentação."

Por Rio de Janeiro
http://globoesporte.globo.com/eu-atleta/nutricao/guia/proteinas-equilibre-o-cardapio-e-se-recupere-melhor-apos-os-exercicios.html

Os artigos publicados pela Redação do Blog MOTIVO PRA CORRER=ESPORTE  SAÚDE E  LAZER são coletados na Internet ou enviados por nossos colaboradores e não necessariamente representam a opinião de nossa equipe. Nosso objetivo é o de fornecer os mais variados pontos de vista para profissionais e amadores amantes e simpatizantes deste esporte.
--
Gilberto
18/01/2013


 

---------------------------------------

As receitas da vovó

 

 











Remédios naturais

As civilizações mais antigas já usavam as plantas como remédios curativos há milhares de anos e essa prática continua nos dias atuais... Você sabia que quando se toma um AAS (ácido acetilsalicílico) está ingerindo um princípio básico encontrado na casca da árvore do salgueiro?
A fitoterapia não está ligada à magia, mas sim a alguns princípios ativos de certas plantas que trazem benefícios para a sua saúde. E é possível aproveitar a sabedoria dos nossos ancestrais para, de uma forma mais natural, prevenir, aliviar e, inclusive, curar problemas comuns do dia-a-dia. Mas não se esqueça: se você tiver qualquer doença, consulte um médico antes de tomar qualquer tipo de medicação.
Colesterol
O colesterol é uma substância natural e necessária para o normal funcionamento do corpo. Ele está presente em todas as células do corpo humano e é imprescindível para o metabolismo. Apenas fica perigoso para a saúde quando seus níveis se tornam elevados (hipercolesterolemia), transformando-se no principal inimigo das paredes e artérias do coração, acarretando um grande risco de ataque cardíaco.
O tratamento consiste em provocar uma diminuição do colesterol no sangue por meio do aumento da secreção biliar. As plantas indicadas para isso são: alcachofra, dente-de-leão e lecitina de soja.
Alcachofra por conter uma substância denominada de cinarina, que provoca o aumento da secreção biliar. A cinaropicrina que confere o amargor característico da planta é responsável pelo aumento da secreção gástrica. A cinarina, por sua vez, abaixa a taxa de colesterol de maneira significativa por meio de uma estimulação metabólica enzimática.
Já a lecitina de soja é um suplemento alimentar rico em fosfolipídeos, que além de combater o colesterol auxilia na manutenção do funcionamento das células nervosas, beneficiando a memória. No caso do dente-de-leão, é utilizada a sua raiz que contém substâncias amargas que estimulam a liberação da bílis por parte do fígado.

Insônia
Para o tratamento de insônia, é muito importante detectar a causa e tentar corrigi-la, como o estresse, por exemplo.
A fitoterapia pode ajudá-lo com várias plantas: melissa, tira, valeriana, passiflora, lúpulo, azahar, espino e amapola da califórnia.
Como cada caso de insônia é diferente, existem plantas específicas e que podem ser usadas isoladamente ou misturadas.

Veja algumas abaixo.
+ A melissa tem propriedades sedativas, digestivas e atua contra pressão alta e dor de cabeça. Um chá dessa planta é muito recomendado antes de dormir, principalmente se você estiver muito agitado.
+ A essência das flores da tila também pode ajudá-lo a relaxar.
+ Valeriana acalma e é sedativa; além de ser uma ótima opção, pois não provoca dependência.
+ A passiflora é muito útil no caso de hiperexcitação e espasmos.
+ O lúpulo oferece o benefício de ser sedante, pelo seu conteúdo em resina composto por cetonas. Ele é especialmente indicado para a insônia causada por estresse e ansiedade.

Resfriado comum
O tratamento para resfriado precisa ser primeiramente preventivo e, para isso, utiliza-se plantas que reforçam o sistema imunológico como anis-estrelado, camomila, eucalipto, menta, limão, poejo. Chás de gengibre são ótimos para tomar nos primeiros sintomas de mal-estar.

Lombalgia
O tratamento consiste em simular calor no local e, para isso, podem ser usadas arnica em forma de pomada ou extrato de romero.

Acne
Altéia, arnica, parietária, tília, bardana, mil folhas.

Infecções da garganta
Flor de laranjeira, alho, limão.

Afta
Cavalinha, cenoura, limão, tanchagem, babosa, sementes de acelga tostadas e moídas, malva.

Anemia
Couve, espinafre, rabanete, tomate, morango, amora, urtiga, repolho, funcho, carqueja, quina, alfafa.

Ansiedade
Melissa, tília, capim-limão, maracujá.

Asma
Alecrim, guaco, anis-estrelado, orégano, sálvia.

Assaduras e brotoejas
Rosa-branca, camomila, tanchagem.

Aleitamento materno
Funcho, cominho, camomila, leite de amêndoas, castanha-do-pará.

Calmante
Capim-limão, tília, folhas de maracujazeiro, melissa, valeriana.

Cistite
Pata-de-vaca (branca), cavalinha, malva, serralha, cabelo-de-milho.

Cólica renal
Quebra-pedra, cabelo-de-milho, raiz de salsa, cavalinha, semente de urucum.

Cólica menstrual
Camomila, anis-estrelado, melissa, alecrim.

Diarréia
Broto de goiabeira, casca de romã, tília, camomila, banana, maçã.

Dor de cabeça
Alfazema, alecrim, tília, melissa, limão.

Estresse
Maracujá, tília, melissa, rosa-branca, valeriana, cidreira.

Falta de apetite
Alecrim, anis-estrelado, angélica, erva-doce, hortelã.

Frieira
Calêndula, cebola, alho, arruda, alecrim, mentruz.

Fungos
Arruda, alecrim, erva-de-santa-maria, rubim.

Gases intestinais
Sálvia, erva-doce, cominho, hortelã.

Nervosismo
Valeriana, tília, melissa, folhas de laranjeira, rosa-branca, gatária, maracujá.

Obesidade
Malva, sabugueiro, alcachofra, agrião, guaco, brócolis.

Rachaduras nos mamilos
Casca de carvalho, alecrim, babosa.

Tosses e bronquite
Tília, alho, cebola, agrião, tomilho, orégano, guaco, eucalipto, hortelã.

Atenção: a utilização inadequada dos fitoterápicos, como a automedicação, pode trazer uma série de efeitos colaterais. Entre os principais problemas causados por seu uso indiscriminado e prolongado estão as reações alérgicas, os efeitos tóxicos graves em vários órgãos e mesmo o desenvolvimento de certos tipos de câncer.

Redação / Texto por Patrícia Larsen












http://www.sportlife.com.br/index.asp?codc=659
Os artigos publicados pela Redação do Blog MOTIVO PRA CORRER=SAÚDE ESPORTE E LAZER são coletados na Internet ou enviados por nossos colaboradores e não necessariamente representam a opinião de nossa equipe. Nosso objetivo é o de fornecer os mais variados pontos de vista para profissionais e amadores amantes e simpatizantes deste esporte.

--
Gilberto
=======================================














Nove alimentos para deixar a imunidade nas alturas

Transforme-os em aliados e deixe a saúde perfeita


Sua imunidade

anda baixa? Ou, melhor ainda, você não quer dar chance para que nenhum mal afete a sua saúde? Aposte em um prato de comida bem equilibrado, principalmente com os ingredientes certos. "Os alimentos são ricos em vitaminas, minerais e outras substâncias que auxiliam na manutenção do sistema imunológico", afirma Ioná Zalcman, mestre em nutrição pela Universidade Federal de São Paulo. De acordo com a nutricionista, atingir a recomendação diária de consumo de frutas e vegetais já garante uma defesa melhor. "O consumo deve ser de cinco porções por dia: três frutas e dois vegetais", completa. A seguir, confira a lista de campeões da blindagem e conheça os motivos que tornam esses alimentos poderosos aliados do organismo.

Frutas cítricas - Foto: Getty Images
 
 
Frutas cítricas, como laranja, acerola, kiwi, tomate, além de brócolis, couve e pimentão verde e vermelho são ricos em vitamina C, antioxidante que aumenta a resistência do organismo


Vegetais - Foto: Getty Images
 
 
Vegetais verdes escuros (brócolis, couve, espinafre), feijão, cogumelo (shimeji) e fígado são alguns dos alimentos que apresentam ácido fólico. O nutriente auxilia na formação de glóbulos brancos, responsáveis pela defesa do organismo

Leguminosas - Foto: Getty Images
 
 
Carne, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas (feijão, lentilha, ervilha, grão de bico), são ricos em zinco, nutriente que combate resfriados, gripes e outras doenças do sistema imunológico




Noz e castanha - Foto: Getty Images
 
 
Noz, castanha, amêndoa e óleos vegetais (de girassol, gérmem de trigo, milho e canola) são ricos em vitamina E. Ela é benéfica, principalmente para os idosos, agindo no combate à diminuição da atividade imunológica por conta da idade



Tomates - Foto: Getty Images

 
 
Rico em licopeno, o tomate é forte aliado para combater doenças cardiovasculares, removendo radicais livres do organismo



Comida Japonesa - Foto: Getty Images
 
 
O ômega-3 presente, por exemplo, no azeite e no salmão, auxilia as artérias a permanecerem longe de inflamações, ajudando a imunidade do corpo




Cogumelos - Foto: Getty Images
 
 
A castanha-do-Pará e cogumelos (Champignon) contêm selênio, um forte antioxidante que combate os radicais livres, melhorando a imunidade do corpo e acelerando a cicatrização do organismo



Gengibre - Foto: Getty Images
 
 
Rico em vitaminas C, B6 e com ação bactericida, o gengibre vai além de ajudar a tratar inflamações da garganta e auxilia nas defesas do organismo



Pimentas - Foto: Getty Images
 
 
A pimenta é fonte de betacaroneto, substância que se transforma em vitamina A, nutriente que protege o organismo de infecções

-----------------------------------------------------------

Infecção Urinária

Fique atento aos sintomas e aprenda a se prevenir


Por Especialista -


















As infecções do trato urinário (ITU) são frequentes em homens e mulheres, apresentando sintomas diversos, com morbidade variável, podendo até mesmo ser a causa de mortalidade em situações extremas.

A principal causa de ITU são as infecções bacterianas, normalmente bactérias que encontramos em nosso trato digestivo. A bactéria Escherichia coli é a principal responsável pela ITU, causando 85% das infecções não-hospitalares e 50% das infecções hospitalares.

Em casos de exceção, infecções por fungos e vírus também podem atingir o
trato urinário. Os sintomas mais comuns de ITU são: ardor ao urinar (disúria), urinar com baixo volume e várias vezes (polaciúria), desejo súbito e intenso de urinar (urgência miccional), dor suprapúbica, alteração da cor e/ou odor da urina, dor lombar, febre e presença de sangue na urina (hematúria).

Em idosos, diabéticos, pesoas imunossuprimidas e crianças, pode-se notar queda de estado geral, apatia e até alteração do nível de consciência. 
"Em casos de exceção, infecções por fungos e vírus também podem atingir o trato urinário".
As infecções do trato urinário (ITU) são resultado da interação entre o hospedeiro e o agente causador. A gravidade da infecção é determinada pela agressividade da bactéria causadora, volume de contaminação e inadequação dos mecanismos de defesa do hospedeiro.

Alguns fatores podem indicar e/ou facilitar a presença de ITU graves, chamadas no meio médico de ITU complicadas (e por consequência, mais graves), tais como: anormalidade funcional ou anatômica do sistema urinário (obstrução, refluxo, bexiga neurogênica, incontinência urinária, etc),
gravidez, diabetes, idade avançada, imunossupressão, uso recente de antibióticos, uso de cateteres ou sonda vesical, manipulação cirúrgica do sistema urinário, internação hospitalar e sintomas persistentes por mais ou igual a 7dias.

As infecções do trato urinário (ITU) também podem ser facilitadas por hidratação inadequada, uso de espermicida e queda nos níveis séricos de estrogênio.

Em pacientes hospitalizados e/ou com necessidade de cuidados residenciais, alguns cuidados adicionais devem ser tomados: higiene do paciente e ambiente adequados, hidratação e nutrição adequadas, troca de sondas e cateteres regular, avaliação dos fatores de risco associados (comorbidades, status nutricional, tabagismo, uso de antibióticos e/ou drogas imunossupressoras e infecções em outras partes) e atenção especial a sintomas e sinais de ITU pela família, enfermagem e/ou cuidador. 







O diagnóstico deve ser realizado por um médico através de exame de urina (urina tipo I e urocultura) e, se necessário, exames laboratoriais adicionais.

Em casos de infecções complicadas é necessário realizar exames radiológicos (ultrassonografia e/ou tomografia) para melhor avaliar a gravidade e presença de fatores agravantes da ITU. O tratamento é realizado com o uso de antibióticos, que na maioria dos casos pode ser administrado por via oral.

O uso de antibiótico parenteral deve ser realizado em casos de ITU complicadas ou quando antibióticos orais não são eficazes/disponíveis, normalmente com necessidade de internação hospitalar. O tempo de uso do antibiótico deve ser baseado na gravidade, órgão atingido e comorbidades existentes.

Em casos selecionados, procedimentos cirúrgicos são necessários para desobstrução do trato urinário, drenagem de abscesso ou mesmo, em casos extremos, extirpação do rim. 


http://www.minhavida.com.br/saude/materias/11102-infeccao-urinaria?utm_source=news_mv&utm_medium=hoje_no_mv&utm_campaign=389459















-----------------------------------------------------------

RIO 01 DE ABRIL 2012

Especialistas derrubam as 14 maiores mentiras sobre saúde e alimentação

No Dia da Mentira, eles apontam os mitos que impedem uma vida mais saudável

por Laura Tavares

Comer muito doce causa diabetes? Ingerir carboidratos à noite engorda? A osteoporose só atinge mulheres? São muitas as dúvidas que envolvem saúde e alimentação e diversas também as respostas para essas questões. Por isso, no Dia da Mentira, comemorado neste dia 01 de abril, o Minha Vida conversou com um time de especialistas e enumerou as 14 maiores falácias que chegam aos consultórios e esclarece todos eles para ajudar você a levar uma vida saudável


Mulher bebendo água - Foto Getty Images
 
 
1. Tomar água em jejum emagrece
Mentira. Beber água em jejum é um hábito saudável que deveria ser adotado por todas as pessoas, mas não ajuda a emagrecer. "Ela apenas hidrata e limpa todas as mucosas do aparelho digestivo para poder iniciar a primeira refeição do dia", aponta a nutricionista Roseli Rossi, da clínica Equilíbrio Nutricional, em São Paulo.

Criança vendo televisão - Foto Getty Images
 
 
2. Assistir televisão de perto prejudica a visão
Mentira. Segundo o oftalmologista Rubens Belfort Neto, membro da Sociedade Brasileira de Oncologia em Oftalmologia, ficar próximo à televisão não prejudica a saúde ocular. "Isso provavelmente surgiu porque a maior parte dos adultos teve perda da visão ao longo da vida, mas isso é um processo natural de envelhecimento", explica. O hábito é comum entre crianças principalmente porque assim elas veem as imagens ampliadas.

Mulher recusando pedaços de bolo - Foto Getty Images
 
 
3. O estômago encolhe quando comemos menos
Mentira. "Por se tratar de um órgão muscular, não há como o estômago reduzir seu tamanho apenas porque estamos ingerindo uma quantidade menor de alimentos", explica a nutricionista Maria Fernanda Cortez, da clínica Nutri & Consult, em São Paulo. O contrário, entretanto, pode ocorrer. Quando exageramos na dose, nosso estômago consegue se distender para poder armazenar toda a comida.

Homem comendo chocolate - Foto Getty Images
 
 
4. Comer muito doce causa diabetes
Mentira. A ingestão de doces não causa diabetes. A doença tem como principais fatores de risco histórico familiar, obesidade e sedentarismo. "Assim, quem tem uma capacidade normal de processar carboidratos no organismo não corre o risco de desenvolver o problema", explica a clínica geral Andrea Sette, do Hospital e Maternidade São Luiz. Entretanto, se a ingestão de doces levar à obesidade, então você aumenta a probabilidade de ter a doença.

Mulher cortando fatias de pão - Foto Getty Images
 
 
5. Comer carboidratos após às 18 horas engorda
Mentira. O que engorda não é o carboidrato e nem o horário em que é o consumido. O problema está no consumo em excesso e na alimentação desiquilibrada, portanto o segredo é a moderação. "O único cuidado que deve ser tomado por quem consome carboidratos à noite é evitar comer o tipo refinado, que promove picos de índice glicêmico e oferecem um risco maior de serem armazenados na forma de gordura", afirma Roseli Rossi. Prefira as versões de carboidratos (pães, massas, arroz) integrais.

Homem de boné - Foto Getty Images
 
 
6. Usar boné faz o cabelo cairMentira. De acordo com o dermatologista Adriano Almeida, diretor da Sociedade Brasileira do Cabelo, as pessoas confundem quebra do fio com queda do cabelo. "O uso do boné diariamente favorece a quebra dos fios justamente na região que costuma ficar marcada pela borda do acessório", explica. Assim, quem tem o cabelo mais comprido pode apresentar diminuição do volume, mas isso não significa que os fios estejam rareando em função da calvície, que é quando os fios deixam de nascer naquela região.



Fatias de pão integral - Foto Getty Images


7. Alimentos integrais não engordam
Mentira. Todos os alimentos, inclusive os integrais, possuem calorias e, portanto, podem levar ao ganho de peso. Segundo a nutricionista Roseli, o fato de um alimento ser mais saudável não quer dizer que ele pode ser consumido sem moderação. "Exagerar na ingestão de alimentos integrais também pode aumentar a gordura corporal", complementa.


Cerveja preta - Foto Getty Images
 
 
8. Cerveja preta aumenta a produção de leite materno
Mentira. A cerveja preta não estimula a produção de leite materno e ainda pode ser prejudicial para o bebê, alerta a ginecologista obstetra Bárbara Murayama, membro da Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). "O álcool passa para a criança através do leite e nenhum estudo ainda conseguiu estipular uma dose segura de ingestão da bebida para gestantes", aponta

Criança bebendo leite - Foto Getty Images
 
 
9. Tomar leite e comer manga faz mal
Mentira. O mito de que consumir leite e manga faz mal provavelmente surgiu para impedir a ingestão desses alimentos pelos escravos na época do Brasil Império. Mas a nutricionista Maria Fernanda garante que não há qualquer relação de dano para o organismo em misturar a fruta com o laticínio.



Criança lendo debaixo das cobertas com uma lanterna - Foto Getty Images
 
 
10. Ler à noite ou com pouca luz piora a visão
Mentira. Ler em um ambiente com pouca luz não faz mal para os olhos. "Você pode ter dificuldade de enxergar, mas isso não quer dizer que está prejudicando a visão - mesmo que você aperte os olhos para enxergar melhor", explica o oftalmologista Rubens. Segundo o especialista, a tarefa pode ficar mais difícil com a idade, mas isso está relacionado ao envelhecimento natural do ser humano e não ao hábito de ler de noite ou com pouca luminosidade.


Ovo cozido - Foto Getty Images
 
 
11. Quem tem colesterol alto não pode consumir ovoMentira. É fato que o ovo apresenta grande quantidade de colesterol em sua gema. "O que as pessoas não sabem é que apesar de aumentar o colesterol LDL (ruim), ele também aumenta os níveis de colesterol HDL (bom)", esclarece Maria Fernanda. Segundo ela, pessoas com colesterol alto podem consumir até quatro ovos por semana e, de preferência, cozidos. O ideal é evitar a versão frita, pois carrega uma gordura nociva ao organismo e que ajuda a elevar as taxas de colesterol


Idosas - Foto Getty Images
 
 
12. Osteoporose só atinge mulheres
Mentira. "A osteoporose é quatro vezes mais comum em mulheres do que em homens, mas isso não significa que ela seja uma doença exclusivamente feminina", alerta Andrea Sette. Segundo a especialista, isso acontece devido à diminuição do hormônio estrogênio no corpo da mulher após a menopausa, que influencia diversos processos do organismo, inclusive a absorção de cálcio. No entanto, a doença também afeta a ala masculina.

Mulher comendo fatia de abacaxi - Foto Getty Images
 
 
13. Abacaxi queima gordura
Mentira. Por ajudar no processo de digestão, muita gente associou o abacaxi à queima de gordura, mas isso não passa de mito, de acordo com a nutricionista Roseli. "Ele é fonte de vitaminas e, por isso, é muito bem-vindo na dieta, mas não tem qualquer relação com a queima de gordura corporal", explica.


Pés descalços - Foto Getty Images
 
 
14. Andar descalço causa dor de garganta
Mentira. O contato dos pés com o chão, mesmo gelado, não afeta em nada as vias aéreas superiores, afirma a clínica geral Andrea. Os únicos perigos são ferimentos ou contato com alguma sujeira, o que pode favorecer um processo inflamatório